segunda-feira, 6 de agosto de 2012

NOTÍCIAS DE SANTANA DO MATOS-RN

 06.08.2012

Hoje 06 de agosto Emancipação Política do nosso município



















O Município de Santana do Matos,  foi fundado a partir de uma fazenda de nome Bom Bocadinho, de propriedade do português Manoel José de Matos, onde teve início um povoado com o nome de Santana do Pé da Serra e por ter sido iniciada nas proximidades de uma capela construída em homenagem a Nossa Senhora de Santana , o povoado passou posteriormente a ser chamado de Santana do Matos, num vínculo direto com a capela que lhe deu origem.

Com o desenvolvimento do povoado criou-se o distrito por alvará em 13 de agosto de 1831. Em virtude da resolução Provincial no 9 de 13 de outubro de 1836, foi criado o Município com a denominação de Santana do Matos, em território desmembrado do município de Açu. Mas, outra lei de 07 de março de 1853, extinguiu o município de Santana do Matos e tudo voltou na estaca zero, passando a ser dependente de Açu novamente.

Somente em 06 de agosto de 1855, depois de muitas lutas políticas aconteceu a Emancipação Política do nosso município através da lei no 314, oriunda do deputado Manoel de Melo Montenegro Pessoa, e sancionada pelo presidente da província Antônio Bernardo de Passos. A referida lei restaura definitivamente o município de Santana do Matos. E a partir de 05 de setembro de 1855 começa a funcionar a Câmara de vereadores de Santana do Matos, prova do governo próprio sem depender de qualquer outro município.

Hoje nossa cidade está completando 157 anos de sua emancipação política.

Secretário-adjunto da Justiça e Cidadania leva bolo para comemorar os 84 anos do avô Nelson Queiroz

3686
O secretário-adjunto de Justiça e Cidadania do Estado, advogado Julinho Queiroz chegou a Jucurutu nesta sexta-feira (03), para pessoalmente parabenizar o avô, o ex-deputado Nelson Queiroz, pelos 84 anos.
Julinho chegou com os dois bisnetos do patriarca da família Queiroz, Otávio e Rafael, que juntos cantaram parabéns ao lado de um bolo encomendado em Jucurutu. Mãe de Julinho, Nelsira Queiroz, filha do ex-deputado também participou do momento íntimo na Fazenda Paraná. 
Além de ter sido deputado estadual, prefeito de Jucurutu, diretor do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN), no Governo José Agripino Maia, Nelson Queiroz foi professor, promotor de Justiça e colocou na política os filhos: Nelter Queiroz que foi prefeito e deputado no seu sexto mandato, além de Júnior Queiroz, que finaliza seu terceiro mandato no berço da família.

Secretária atende Requerimento do Vereador Washington Luiz

Encontra-se na Câmara Municipal relatório da prestação de Contas do Poder Executivo, referenta ao ano 2009, vindo do TCE, e neste 2º semestre os Vereadores terão prazos para analizar as contas, analizar parecer do TCE, e votar aprovando ou não, compete a Câmara a decisão em votação no plenário, dois terço dos membros da Câmara derruba qualquer parecer técnico do Trribunal. O Vereador Washington Luiz, aproveita o espaço para agradecer a Secretária de Administração do Município, Girlene Vasconcelos, pois a mesma atendeu requerimento de sua autoria pedindo que fosse enviado a Casa Legislativa todas as pastas contendo a prestação de contas do ano 2009, para uma melhor analise por parte dos Edís, que vendo de perto os documentos terá com certeza condições de analizar e decidir o seu voto favorável ou contrário, aprovar ou regeitar as contas da Prefeitura do ano 2009. Fica o comunicado a todos os Vereadores que queiram verificar, analizar os documentos pois esse fato é inédito em nossa Câmara pelo menos há vinte anos o Vereador ter a oportunidade de ver mês a mês as receitas e despezas do Executivo Municipal referente a legislatura atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário