sábado, 16 de julho de 2011

COPA 2014 - Natal enfrenta descrédito da mídia e do poder público nacional

 
Após a divulgação da notícia de que a primeira estaca do estádio Itaquerão, em São Paulo-SP, foi colocada, Natal assume o posto de cidade-sede com as obras mais atrasadas para a Copa do Mundo Fifa 2014. Segundo o Ministério do Esporte, a cidade é a única a não ter iniciado as obras de seu estádio, a Arena das Dunas, que tem construção prevista para iniciar no mês de setembro e só terá 27 meses para ser concluída, já que, pela Matriz de Responsabilidade da Copa assinada pelos governantes locais em janeiro de 2010, todos os estádios das cidades-sedes do Mundial deverão ser entregues até dezembro de 2013.

Com as atenções - e ataques - da mídia nacional agora todas voltadas à capital potiguar, os políticos locais reafimam que a cidade está dentro do prazo estabelecido junto ao Comitê Organizador Local (COL) e Fifa. Apesar disso, a todo momento são dadas mostras de descrença com relação ao município. A última foi da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) que ontem negou o aval para obras de mobilidade em virtude das inadimplências da capital no Cadastro Único de Convênios (Cauc).

A reportagem tentou entrar em contato com o secretário municipal de planejamento Antonio Luna, mas o celular estava fora de área. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, confirmando as notícias de que o secretário estaria em Brasília tentando apressar a liberação dos R$ 300 milhões pela Caixa Econômica Federal em regime de urgência.

Na última quinta-feira o portal Uol publicou uma matéria afirmando, em seu próprio título, que o "atraso de obras em Natal leva governo a admitir ser incapaz de cumprir prazos". Apesar disso, ao longo de toda a publicação não há sequer uma declaração de um político do rio Grande do Norte. Segundo o secretário extraordinário para assuntos relativos à Copa do Mundo, Demétrio Torres, que afirmou ter sido procurado pelo portal, mas alegou que na ocasião não pôde dar entrevista via telefone em virtude de seus afazeres, a notícia chega a ser um absurdo e não passa de acusações infundadas.

"Eu não vou ficar respondendo esse tipo de acusação", disse. Segundo o portal Uol, Natal é uma das únicas cidades - juntamente com Belo Horizonte - a não ter recebido ainda o empréstimo requerido junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo Demétrio, a informação não está de um todo exata. "Com relação ao BNDES Natal está anos-luz à frente de São Paulo, que nem sequer licitou algo", afirmou o secretário. Apesar disso, a capital paulista recebeu o aval da Fifa, que ratificou o estádio de Itaquera como um dos palcos para a Copa e, segundo informações não-oficiais, o presidente do COL, Ricardo Teixeira, já teria inclusive dito que a abertura do Mundial será mesmo no estádio do Corinthians.

Governo não cumpre os prazos estabelecidos

Segundo matéria publicada na edição do último dia 7 de julho do Diário de Natal, ontem, dia 15, o governo do estado deveria ter lançado o primeiro edital contendo medidas de segurança para implosão e demolição do complexo Machadão-Machadinho, área onde será erguida a Arena das Dunas. Apesar disso, nada saiu no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira, mantendo a derrubada da praça esportiva de Lagoa Nova com data indefinida. Ainda segundo a matéria publicada no início do mês, todo o processo de demolição duraria de 15 de agosto a 15 de setembro. Ontem, porém, o secretário de comunicação do governo, Alexandre Mulatinho, voltou a informar que a demolição ainda não tem data definida. Sobre o edital, ele informou que a previsão do governo é lançar vários editais com medidas de segurança para informar a população sobre como se dará o processo de implosão/demolição do Machadão, não um documento único, ao contrário do que informou Demétrio Torres a este jornal.

Para Rodrigo Cintra, titular da Secretaria Municipalda Juventude, do Esporte e do Lazer (Sejel), e que é responsável pela Copa do Mundo no âmbito municipal, a falta de fatos concretos contribui para a descrença por parte das pessoas e da mídia, porém, segundo ele, não há motivos para preocupação, já que a cidade não se encontra em uma situação de atraso. "As pessoas só vão começar a enxergar a Copa do Mundo em Natal quando a Arena das Dunas começar a ser construída", disse. Cintra disse ainda que o maior problema da capital potiguar é em relação à construção do estádio, já que o restante das obras são "intervenções pequenas". Sobre a negativa do aval para obras de mobilidade por parte do Tesouro Nacional, o secretário da Sejel disse que irá esperar um pronunciamento oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário