segunda-feira, 28 de maio de 2012

28-05-2012 FLAMENGO

Fla vive crise de relacionamento, e declarações de Joel não são digeridas

Grupo de jogadores questiona postura e frases do treinador rubro-negro, que é alvo de piadas internas e sofre questionamentos sobre trabalho

No seu discurso, Joel Santana desdenha de possíveis problemas de relacionamento com o grupo e, publicamente, o discurso adotado é de paz e tranquilidade. Mas, nos bastidores do Flamengo, o clima está azedo. Algumas declarações e atitudes do treinador não são digeridas pelo grupo. Existe resistência ao trabalho do técnico, que também é alvo de piadas por parte de alguns atletas nos bastidores.

O clima começou a ficar contrário a Joel depois de uma entrevista concedida ao Globo Esporte, no último dia 15. Na ocasião, o treinador se emocionou, disse “ter vergonha” pelas eliminações no Carioca e na Libertadores e disparou:
- Nós estamos precisando de mais comprometimento.
Joel, Flamengo (Foto: Livia Villas Boas / Agência Estado)Joel nega problemas, mas bastidores revelam o contrário (Foto: Livia Villas Boas / Agência Estado)
A declaração teve o efeito de uma bomba moral entre os jogadores.
O diretor de futebol Zinho considerou a entrevista inadequada e já conversou sobre o assunto com Joel Santana. Depois do empate por 3 a 3 com o Internacional no sábado - o time vencia por 3 a 1 e cedeu o resultado -, Joel apontou diretamente a defesa como o principal problema do time:
- Essa equipe vai melhorar, principalmente no setor defensivo, onde está nosso problema. Eu venho debatendo isso, e vamos ter que melhorar. O que vamos fazer, eu não sei. Mas tenho que encontrar uma solução.
Essa equipe vai melhorar, principalmente no setor defensivo, onde está nosso problema"
Joel Santana
Ainda na noite de sábado e neste domingo, jogadores tomaram conhecimento da declaração. Um dos atletas, mesmo sem se estender sobre o assunto, deixou escapar:
- Joel é f...
Quando o time vencia o Internacional por 3 a 1 no sábado, Airton, que não atuava desde fevereiro e já havia levado cartão amarelo na partida, chegou a comunicar que seria melhor sair, mas foi mantido em campo, mesmo visivelmente sem o ritmo ideal. Posteriormente, Joel substituiu Airton por Amaral, mas apenas depois do empate do Colorado.
Nos bastidores, Joel tem sido motivo de piada entre alguns jogadores. O motivo: com um problema no quadril que dificulta sua locomoção e também alguns simples movimentos, o treinador precisa de auxílio para enxugar os pés e, em certas ocasiões, até mesmo para trocar a roupa.
Atitudes e cobranças de atletas não são bem aceitas
Na alta cúpula do clube, algumas das reclamações de atletas não chegam a ganhar eco. Dirigentes questionam o comprometimento dos jogadores e acreditam que o elenco também deixou a desejar nas eliminações na Libertadores e no Carioca. E uma atitude de um grupo de jogadores, entre eles Ronaldinho Gaúcho, tampouco foi bem aceita.
Em abril, quando o time viajou ao Equador para enfrentar o Emelec, pela penúltima rodada da fase de grupos da Libertadores, alguns atletas pediram antes mesmo da partida que a cerveja fosse liberada no voo de volta. Ainda sem Zinho na função de diretor, coube ao vice-presidente de futebol Paulo César Coutinho vetar o pedido. O time perdeu por 3 a 2, e a viagem de volta foi de bico seco, sem bebidas alcoólicas a bordo.
Jogadores queriam a liberação das bebidas alcoólicas no voo de volta do Equador após a partida contra
o Emelec, mas o vice de futebol rubro-negro vetou o pedido
Os problemas são colocados na balança pela diretoria, uma vez que o grupo ganhou força depois da demissão de Vanderlei Luxemburgo com a alegação de que ele tinha relação ruim com alguns jogadores, principalmente Ronaldinho Gaúcho.
Mas, desta vez, a presidente Patricia Amorim entende que os atletas também estão devendo e não podem nem devem reclamar muito. A dirigente se mostra insatisfeita com o futebol. Patricia evita se pronunciar em entrevistas, mas busca saber as razões do mau momento.
Depois da eliminação no Carioca, Joel passou 11 dias sem aparecer em campo e ficou recluso em sua sala no Ninho do Urubu. O "sumiço" também foi motivo de piada entre os jogadores.
Acho que fiz o certo. Ele não estava rendendo o esperado"
Joel, sobre substituição de Ronaldinho
Na última sexta-feira, o técnico chegou a criticar a divulgação de alguns problemas de bastidores, mas o ambiente está longe de ser de extrema tranquilidade. A multa rescisória do contrato do treinador é de R$ 3 milhões.
Depois do empate por 3 a 3 com o Internacional no sábado, Joel não conversou com os jogadores no vestiário do Engenhão e foi rapidamente para a sala de coletivas. Mão na cabeça e semblante sério, o treinador comentou sobre a substituição de Ronaldinho.
- Acho que fiz o certo. Ele não estava rendendo o esperado - disse Joel, um dia depois de afirmar que, mesmo estando mal, “craque é craque” e tem que ser mantido em campo.
Logo depois de perder uma bola fácil para Elton, em lance que originou contra-ataque e o gol de empate de Dátolo, o camisa 10 foi substituído por Deivid. A torcida se manifestou com vaias e xingamentos a Ronaldinho.
A declaração direta de que o setor defensivo é o problema do time foi classificada por um membro do futebol como “um tiro no pé”. Zinho deve se pronunciar nesta segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário